top of page

22/11/2023

Cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa a José Manuel Constantino.

Emotiva e muito merecida cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa a José Manuel Constantino, cujo elogio efetuado pelo seu colega de curso Carlos Neto realçou todo o percurso científico, pedagógico e profissional,

Foi uma muito emotiva e merecida cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa a José Manuel Constantino, cujo elogio efetuado pelo seu colega de curso Carlos Neto realçou todo o percurso científico, pedagógico e profissional, pode aceder a mais informação e cobertura mediática aqui.





José Manuel Constantino nasceu em 21 de maio de 1950. Iniciou a sua carreira profissional como professor de Educação Física no ensino secundário, onde lecionou entre 1973 e 1995. Foi docente universitário, entre 1991 e 2002, em várias instituições de ensino público e privado, onde recorreu ao valor das suas experiências e competências para a qualificação do ensino superior.

A par da docência fez todo um percurso na administração pública, tendo desempenhado cargos relevantes destinados à implementação das políticas públicas para o desenvolvimento desportivo. Presidiu ao Instituto do Desporto de Portugal, entre 2002 e 2005, e também presidiu ao Conselho Nacional Antidopagem, ao Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto, à Confederação do Desporto de Portugal e à Comissão de Coordenação Nacional do Ano Europeu de Educação pelo Desporto. É, desde 2013, Presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Desempenhou todos os cargos como um dever, uma obrigação a executar. Tendo a sua atuação sempre sido regida pela valorização e integração do conhecimento, expressando uma vontade pessoal em fazer mais e melhor, em nome do desenvolvimento humano ao serviço das comunidades, com especial destaque para a conceção, a determinação e a influência das políticas públicas no âmbito do desporto.  As suas reflexões estão patentes numa prolífica obra intelectual. Autor, coautor e coordenador de diversos contributos publicados em livros e artigos em revistas. Assinou sete livros como autor, e proferiu mais de três centenas de conferências sobre desporto, em Portugal e no estrangeiro.

José Manuel Constantino recebeu diversas distinções - homenagens, louvores, títulos e medalhas – com destaque para as da Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas. Em 2016 foi agraciado pelo Presidente da República como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, e, em 2022, recebeu também do Presidente da República, o galardão da Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

Anchor 1
bottom of page